Notícia

Encontro mostra como executivos são estratégicos às associações comerciais

terça, 10 de março de 2020

As entidades organizadas assumem um papel cada vez mais decisivo no contínuo e urgente processo de reestruturação do Brasil. E esse trabalho, que deve ser contínuo e de longo prazo, começa nas associações comerciais, passando pelas empresas e envolvendo todas as suas respectivas comunidades. Esse trabalho vai além da decidida participação dos empresários, passa pela execução, pelo planejamento e pela liderança dos executivos que gerem a entidade empresarial.

É disso que falou, no fim de semana, um evento inédito organizado pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. Trinta e cinco Aces da região estiveram representadas no evento, que reforçou como a atuação dos executivos é imprescindível nos projetos da associação comercial. Duas palestras especiais foram apresentadas na programação. O primeiro tema foi Associativismo, desenvolvimento local e competitividade das empresas, com o ex-presidente Mario César Costenaro e o segundo Planejamento de resultados com a utilização da ferramenta Smart, com a Máster Coach Hivonete Piccoli.

O 1º Encontro de Executivos de Aces aconteceu em um ambiente especial. A bordo de uma embarcação “Kattamaram”, os inscritos percorreram alguns dos mais belos trechos do lago de Itaipu, a partir da região de Itaipulândia. Tudo o que foi apresentado serviu, além de suporte prático para que a atuação possa ser cada vez melhor, para que os profissionais que coordenam as associações entendam o quanto são importantes no cotidiano dessas entidades. “Elas receberam uma verdadeira injeção de ânimo e tiveram tempo para conversar e confraternizar. Nesses momentos, também trocaram informações sobre dificuldades e encaminhamentos que dão aos mais diversos assuntos”, segundo a gerente da Caciopar Rosane Schulz Ferreira.
 
Clareza
A secretária-executiva da Acit de Toledo, Jussara Hofstetter Rodrigues, diz que o Encontro permitiu entender com mais clareza sobre seu papel e o peso dele no cotidiano da associação. “Tenho mais segurança, a partir de agora, de como agir e de contribuir para tornar a Acit ainda melhor”. No início, Jussara tinha dúvidas sobre participar do Encontro e do que ele traria. Agora, assegura ela, fará de tudo para estar ao lado dos outros executivos e buscar avanços contínuos ao movimento empresarial.
O evento impactou a todos os inscritos, mas chamou atenção especialmente daqueles que estão começando as suas carreiras no sistema. É o caso de Angela Laufer Rech, executiva da Aciasi (Associação Comercial e Empresarial de Serranópolis do Iguaçu). Ela está na entidade há pouco tempo e afirma que, com o Encontro, pôde perceber como o executivo é estratégico para o andamento das atividades da entidade. “Saio daqui mais conhecedora do que é uma Ace, sobre o movimento e sua importância na comunidade em que atua. Estou muito feliz em poder participar”.

A diretora de Eventos da Caciopar, Justina Metzner, considera que encontros como esse permitem ajustar a execução de projetos e dar mais assertividade à tomada de decisões. “Devido ao grande sucesso alcançado, faremos outros”, garante ela. Os executivos, que também puderam levar um colaborador convidado de sua Ace ao evento, puderam participar de sorteio de uma bolsa e uma mochila personalizadas da Caciopar e de cinco cursos profissionalizantes on line da Educar Flix de Itaipulândia. Todos os executivos presentes foram agraciados com camiseta da campanha Caciopar, Somos Oeste.

Fonte: Caciopar