Notícia

Caminhada em alusão ao Outubro Rosa é realizada em Guaíra

quinta, 03 de outubro de 2019

Caminhada em alusão ao Outubro Rosa é realizada em Guaíra

 

 
Na manhã desta terça-feira (01) a Secretaria de Saúde promoveu a Caminhada Rosa em parceria com a ACIAG, COMEG e Unipar.
 
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa que visa levar informações a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.A caminhada foi finalizada na Praça Castelo Branco. Os participantes distribuíram laços e balões com a cor rosa nas árvores da praça como um símbolo para lembrar da importância da prevenção.
 
O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
 
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
 
Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde estará dando ênfase nos atendimentos preventivos as mulheres. Previna-se. Faça os exames de rotina.
 
Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal